fbpx

Análise de risco como ferramenta indispensável na compra do seu imóvel

Uma das decisões mais importantes na vida de uma pessoa é a compra do seu imóvel. E nesse momento surgem diversas dúvidas. Tenho certeza que você não quer correr o risco de perder seu dinheiro ou ter problemas futuros com relação ao imóvel.

A etapa de análise de risco é indispensável para evitar dores de cabeça no futuro. Essa etapa compreende uma análise minuciosa de documentos referentes ao imóvel e aos vendedores. Ainda, deve-se ter em mente qual o motivo da aquisição do imóvel: moradia, investimento, incorporação, loteamento, comércio ou indústria, por exemplo. Esse ponto traz um alerta sobre quais cuidados adicionais deve-se ter ao analisar a compra.

Por onde iniciar a due diligence imobiliária?

O primeiro passo é sempre a análise da matrícula atualizada no imóvel. Esse documento nos traz informações importantíssimas, como dados do proprietário, medidas e confrontações, edificações, existência ou não de algum gravame, como penhora, indisponibilidade, hipoteca, usufruto, locação.

Outro ponto importante é a análise do cadastro municipal desse imóvel, no caso de imóvel urbano. Dependendo do que for encontrado na matrícula e no cadastro municipal, outras análises serão feitas.

Havendo algum possível problema na matrícula, a depender da situação, pode-se buscar a sua regularização de forma prévia, ou seja, antes da efetivação da compra. Importante mencionar que essa análise serve para mitigar riscos e trazer soluções para que o negócio seja concretizado.

A pesquisa sobre o vendedor também deve ser feita, a fim de analisar se existem dívidas em seu nome que possam vir a afetar a venda desse imóvel. Certidões de débitos fiscais na esfera Federal, Estadual e Municipal, e débitos perante SERASA e SPC, são alguns exemplos de pesquisas que devem ser realizadas.

Não podemos esquecer de realizar uma busca de ações judiciais em nome do vendedor e cônjuge, que possam vir a afetar o seu patrimônio, e por consequência, o imóvel objeto da venda. Essa pesquisa deve ser realizada no domicílio do vendedor e no endereço do imóvel. Vemos muitos casos de compra de imóvel, sem a realização dessa pesquisa de ações judiciais, em que o comprador acabou perdendo o imóvel adquirido. Tenho certeza que ninguém gostaria de ter esse prejuízo.

Prevenção

Perceba que são muitas as cautelas que se deve ter na compra de um imóvel, sendo que as situações acima são apenas algumas das possibilidades e desdobramentos que podem ocorrer, o que sempre dependerá do caso concreto. Por isso não faça a compra do seu imóvel sem antes analisar com muito cuidado os documentos do imóvel e do vendedor. Tenha segurança na compra de seu imóvel através da análise de risco imobiliária.

Se esse conteúdo foi útil, compartilhe com alguém e se inscreva em nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse.

E caso tenha dúvidas ou queira conversar mais sobre o assunto, pode entrar em contato através do WhatsApp

Nos acompanhe também nas redes sociais: Instagram Youtube

Inscreva-se no newsletter

e receba os conteúdos diretamente no seu e-mail

Agendar Reunião

Se você tiver alguma dúvida, precisar de informações adicionais ou desejar agendar uma consulta jurídica, estamos à disposição para ajudar.

retornarei o mais breve possível com os horários disponíveis

Olá, deseja agendar uma consulta?