A análise de risco imobiliária, também chamada de due diligence imobiliária, compreende uma etapa prévia na compra de seu imóvel, onde realizamos uma análise minuciosa de toda a documentação relacionada ao imóvel e aos vendedores, a fim de averiguarmos a existência de qualquer risco ao fechamento da compra.
Uma das decisões mais importantes para qualquer pessoa é a compra do seu imóvel. E, nesse momento, surgem diversas dúvidas do que precisa ser feito, quais documentos devem ser analisados e quais os riscos que podem existir envolvendo a transação imobiliária.
Por que a análise de risco imobiliária é importante?
Através deste procedimento prévio de investigação sobre o imóvel e os vendedores, podemos buscar mais segurança jurídica na concretização do negócio imobiliário.
Como a análise de risco nas transações imobiliárias é feita?
A análise de risco na compra de um imóvel se faz através da busca de diversas certidões relativas ao imóvel e aos vendedores, seja pessoa física ou jurídica, bem como pesquisas de informações a respeito de ações judiciais e outras questões que possam ter algum reflexo na transação.
Veja abaixo alguns documentos essenciais para uma due diligence imobiliária:
Matrícula atualizada do imóvel
Certidão negativa de IPTU (imóvel urbano) ou ITR (imóvel rural)
Certidão negativa condominial
Certidões fiscais da União, Estado e Município em nome dos vendedores
Certidões de ações e execuções judiciais
Certidão de casamento/nascimento dos vendedores
Todos esses documentos são analisados pelo advogado imobiliário, que leva em conta o negócio imobiliário específico. O objetivo é verificar a sua viabilidade com a elaboração de um Parecer Jurídico, apontando as soluções para sua concretização, caso algum risco, ou problema, tenha sido apontado na análise.
O intuito da análise de risco é identificar e mitigar possíveis riscos nos negócios imobiliários.
Utilizamos cookies. Se acha que está tudo certo, clique em "aceitar tudo". Você também pode escolher que tipo de cookies deseja clicando em "configurações".
Leia nossa política de Privacidade